terça-feira, 21 de setembro de 2010

PÃO DE MANDIOQUINHA

Eu cozinho há pouco tempo, porque tenho menos de 3 anos de casada, mas aprendi a fazer algumas coisas bem gostosas e algumas bem práticas, como esse pão. Ele é uma delícia e super fácil de fazer. E rende muito! Eu nunca tinha feito um pão, a não ser na minha panificadora portátil. A panificadora que tenho é bem prática, porque você coloca todos os ingredientes dentro e pode dormir, sair, etc, mas apesar da praticidade, o pão não fica muito grande. E essa receita de pão de mandioquinha, rende muito. E sem contar no sabor desse pão. É tudo de bom! Um pão simplesmente delicioso. Me faz lembrar da minha querida mãe, com saudade, pois há dois anos me mudei de Santos pra Piracicaba, e vejo-a muito pouco. Recordo que minha mãe fazia um pão de mandioquinha também muito delicioso, só que ela nunca mais fez, e eu tinha uma vontade enorme de comer um pão tão gostoso como aquele, até que descobri essa receita através da esposa de um colega de trabalho. Vale a pena conferir!


PÃO DE MANDIOQUINHA


Ingredientes:

50 gr de fermento para pão
500 gr de mandioquinha
1 ½ copo de açúcar
3 ovos inteiros
1 pitada de sal
½ xícara de leite morno
½ xícara de óleo
Farinha de trigo até soltar da mão (+ ou – 1 kilo)


Modo de Fazer:

Dissolver o fermento com uma colher de açúcar. Acrescentar o leite morno, o óleo, o açúcar, os ovos, o sal, a mandioquinha cozida e espremida (fria). Colocar o trigo, aos poucos, até soltar da mão.
Sovar um pouco a massa. Deixar crescer por uns 40 minutos.
Fazer os pães e deixar crescer novamente.
Antes de colocar pra assar, pincele gema de ovo em cima dos pães. (Eu usei uma gema e misturei com água pra render, e deu pra todos os pães).


Dica: Você pode fazer pães grandes ou moldá-los pequenos, de modo que ao ser assado, fique mais ou menos do tamanho de um pão francês. Dessa forma, dá muitos pãezinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostou da mensagem? Então deixe seu comentário, ok? Fica na paz!