terça-feira, 21 de setembro de 2010

PÃO DE MANDIOQUINHA

Eu cozinho há pouco tempo, porque tenho menos de 3 anos de casada, mas aprendi a fazer algumas coisas bem gostosas e algumas bem práticas, como esse pão. Ele é uma delícia e super fácil de fazer. E rende muito! Eu nunca tinha feito um pão, a não ser na minha panificadora portátil. A panificadora que tenho é bem prática, porque você coloca todos os ingredientes dentro e pode dormir, sair, etc, mas apesar da praticidade, o pão não fica muito grande. E essa receita de pão de mandioquinha, rende muito. E sem contar no sabor desse pão. É tudo de bom! Um pão simplesmente delicioso. Me faz lembrar da minha querida mãe, com saudade, pois há dois anos me mudei de Santos pra Piracicaba, e vejo-a muito pouco. Recordo que minha mãe fazia um pão de mandioquinha também muito delicioso, só que ela nunca mais fez, e eu tinha uma vontade enorme de comer um pão tão gostoso como aquele, até que descobri essa receita através da esposa de um colega de trabalho. Vale a pena conferir!


PÃO DE MANDIOQUINHA


Ingredientes:

50 gr de fermento para pão
500 gr de mandioquinha
1 ½ copo de açúcar
3 ovos inteiros
1 pitada de sal
½ xícara de leite morno
½ xícara de óleo
Farinha de trigo até soltar da mão (+ ou – 1 kilo)


Modo de Fazer:

Dissolver o fermento com uma colher de açúcar. Acrescentar o leite morno, o óleo, o açúcar, os ovos, o sal, a mandioquinha cozida e espremida (fria). Colocar o trigo, aos poucos, até soltar da mão.
Sovar um pouco a massa. Deixar crescer por uns 40 minutos.
Fazer os pães e deixar crescer novamente.
Antes de colocar pra assar, pincele gema de ovo em cima dos pães. (Eu usei uma gema e misturei com água pra render, e deu pra todos os pães).


Dica: Você pode fazer pães grandes ou moldá-los pequenos, de modo que ao ser assado, fique mais ou menos do tamanho de um pão francês. Dessa forma, dá muitos pãezinhos.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

BOLO DE BANANA NANICA

Esse bolo de banana é tudo de bom! Simplesmente delicioso! Tenho um sobrinho, o Guilherme, que não come um monte de coisa, inclusive não come pudim de leite condensado... pode?  Um dia que ele veio em minha casa, fiz o abençoado bolo. Na hora do lanche, coloquei-o à mesa... hum, que delícia(dá água na boca só em pensar nesse bolo)! Aí, ofereci pra o meu sobrinho e ele, lógico, disse que não queria. Eu falei pra ele experimentar só um pedacinho, e foi difícil, mas acabei por convencê-lo. Ele experimentou e falou que iria comer. Coloquei o primeiro pedaço pra ele. Saibam que ele gostou tanto, que pediu mais... e depois, pediu mais... acho que repetiu umas três vezes. Eu fiquei super feliz, pois quem de nós não gosta de ver uma criança comendo bem, ainda mais, comendo algo que você fez com tanto carinho!
Ah! Quem me deu essa receita, foi uma colega de trabalho, a Luciana!  Eu sou fã de banana e de coisas feitas com banana. Então imagine! Simplesmente amei! E sempre que tenho banana em casa, faço esse bolo. Meu esposo também gosta muito. Um dia, fomos ao café da manhã na igreja e eu levei um bolo desses. Foi incrível... todos gostaram, mas as crianças... amaram... repetiram várias vezes. Então saibam que esse é um bolo que agrada as crianças. Bom, vamos à receita. Espero que você, como eu, também goste muito dele.


BOLO DE BANANA NANICA

Ingredientes:

4 bananas nanicas maduras (quanto mais maduras estiverem as bananas, mais gostoso fica o bolo)
4 ovos inteiros
1 copo(s) de óleo de soja (eu coloco o copo faltando uns 2 dedos)
3 xícaras de farinha de rosca
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Canela em pó a gosto


Modo de Fazer:

Bata no liqüidificador as bananas com os ovos e o óleo. Reserve.
Em uma vasilha, misture a farinha de rosca com o açúcar e o fermento.
Acrescente a esta mistura, o creme batido reservado, e misture bem com uma colher.
Coloque em forma untada com margarina e polvilhe açúcar com canela por cima.
Asse em forno médio e pré aquecido, por uns 40 min.



Dica: Fica delicioso, se ao untar a forma, polvilhar açúcar com canela, ao invés da farinha de trigo, antes de colocar a massa do bolo.


Aproveitem!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

BOLO DE CENOURA

Vou começar meu blog de receitas com um bolo delicioso, que sempre faz o maior sucesso aqui em casa. Quem de meu a receita, foi uma de minhas irmãs, a Elaine. E sempre que o faço, todos gostam. Agrada até o mais exigente paladar.
Ah, quando minha amiga Vânia e seu esposo Daniel vieram aqui em casa, no mês de junho, eu fiz esse bolo. E acertei na mosca! Não sabia que o Daniel era fã de bolo de cenoura. Fiquei muito feliz em ter feito o bolo certo, na hora certa.  Então, mãos à obra, faça esse bolo que você não irá se arrepender. Ele é simplesmente delicioso! É um bolo ideal pra fazer um lanchinho de tarde. Hummmmm.... é de dar água na boca!


BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE


Ingredientes:

BOLO

3 cenouras raspadas ou picadas
2 copos de açúcar
1 copo de óleo
4 ovos
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento


COBERTURA

5 colheres (sopa) de Nescau
3 colheres (sopa) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina


Modo de Fazer:

Coloque no liquidificador: as cenouras, o açúcar, o óleo e os ovos, e bata até ficar uma mistura homogênea. Despeje-a numa vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento. Misture bem.
Leve ao forno pré aquecido numa fôrma untada com margarina e farinha de trigo.
Após tirar o bolo do forno, faça a cobertura dessa forma: coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, misturando bem, até derreter toda a margarina. Faça furos no bolo com um garfo ou com um palito e jogue em cima do bolo, aos poucos, espalhando com uma colher ou uma espátula, até que o bolo esteja todo coberto.


Dica: Não deixe a cobertura ferver, senão ela engrossa e não dá pro bolo todo.

Bom apetite!!!